2020-04-25

Equilíbrio












Se o 1 é o nascimento, o 2 a interação e o 3 o crescimento, o 4 só pode ser a estrutura. A estrutura para permitir o crescimento.

O ano de 2020, cuja soma é 4, fica marcado com o evento atual.

À parte das conspirações, dos interesses, dos segredos, das ideias, das perdas e das emoções, está o equilíbrio.

Ora, a realidade existe no equilíbrio. É ele que faz as coisas acontecerem. Se quisermos observar a realidade , seja ela qual for, sem juízos de valor, encontramos uma expressão interessante. Utilizemos o conceito de Yin e Yang.

É sabido que a humanidade, nos últimos  anos, apresentou uma energia Yang muito forte. Estava acelerada demais, a vários níveis. Yang é activo, masculino, criativo, luz, dia, calor, duro, sol.

Se pensarmos em equilíbrio, e digamos que tal nos apraz, o planeta precisava de reduzir a força Yang e aumentar a força Yin. Yin é passivo, feminino, receptivo, escuridão, noite, frio, macio, sombra.

É fácil perceber que o isolamento, a cooperação e o confronto com a sombra são energias Yin, neste momento necessárias para o equilíbrio das forças.
É o momento para estarmos em paz com nós mesmos, estarmos mais Yin  e permitir esta estruturação.

À parte das conspirações, dos interesses, dos segredos, das ideias, das perdas e das emoções, o percurso é pessoal. É o momento para quebrar crenças, valorizar as pequenas coisas, escutar o planeta a respirar, ser genuíno, ser confiante, respeitar o corpo e sorrir.

Estamos todos juntos na mesma escola da vida.





2020-02-11

Os Animais















Vou ser breve, e porventura um pouco áspera, no que toca ao assunto dos animais como fonte de alimento.

Todos sabemos que a carne é uma fonte de proteína e alimentou os primeiros povos como recurso fundamental.

Contudo, e já não sendo eu uma criatura pré-histórica, considero que as descobertas que realizámos nos últimos séculos acerca de alimentos vegetais altamente proteicos são adequadas, ricas e mesmo apetecíveis para serem a nossa fonte de alimento. Mais, são saudáveis, mantêm o peso ideal e fornecem a energia necessária ao funcionamento do nosso corpo.

Pois é violento demais, chocante até, o tratamento a milhões e milhões de animais para que estes possam saciar tantos caprichos.

E esses animais estão a falar connosco, a dizer-nos que temos de parar com a produção massiva, acelerada e torturante.

Primeiro foram as vacas, depois as aves, a seguir os porcos, e agora, mais uma vez, a origem de um novo parasita está num animal muito procurado para alimento.  Numa perspectiva, isto não é mais que um sinal de alerta para parar a forma brutal como se têm tratado os animais.

Pessoalmente, deixei de comer carne há bastante tempo. Fi-lo sem nenhum fundamentalismo, apenas porque respeito o meu corpo, as minhas células e os animais, e opto por não pactuar com uma indústria que já perdeu a sua causa há muito tempo.


⬬ ⬬ ⬬ ⬬ ⬬ ⬬ ⬬ ⬬ ⬬