2017-08-08

Coração e Cérebro














Como nos relacionamos com o mundo?
Fácil! O relacionamento com o que está fora é determinado pela forma como se olha a vida, que por sua vez é determinada pelo que somos.
A quantidade de teorias sobre porque fazemos o que fazemos é tão imensa, quão complexo é o ser humano.
Não desfazendo de todo todas elas, até porque ensinam-nos muitas vezes a perceber que ideias fervem nas profundezas do nosso ser, decidi ir à procura de uma fórmula simples para um entendimento claro e eficaz das experiências.

O caminho foi particularmente ao encontro de dois destinos, o cérebro e o coração.
Ou melhor, três, a ligação entre ambos.

Actualmente ainda há muito para se saber sobre o cérebro. Os estudos levam grande avanço, no entanto e à medida que novas funções se vão descobrindo, mais os cientistas confessam nada saber.
O cérebro tem áreas distintas, distribuídas em dois hemisférios, contudo funciona como um todo, e é no todo que ele evidencia o seu poder.

À parte de toda a estrutura de trocas internas e complexas, recordo o neurocientista Paul MacLean e a sua teoria do tri-cérebro.
O Cérebro Básico (Reptiliano), que permite as funções de fazer, actuar e realizar. É responsável pela fome e sede e caracterizado pela sobrevivência. É o armazém das limitações do medo. Representa o instinto.
Sistema Límbico – permite o sentir, querer e desejar. É responsável pelo controle emocional. É o armazém das limitações do sofrimento. Representa o sentimento.
Neocórtex – permite o raciocínio criativo. É responsável pelo desenvolvimento do pensamento abstracto e pela capacidade de inventar. É o armazém das limitações do stress. Representa o pensamento.












O coração é responsável por bombear o sangue no nosso corpo. Tal tarefa é determinada por um conjunto de células que produzem uma corrente eléctrica, originando o batimento e por sua vez a circulação.
É o órgão que representa os sentimentos de perda. 

No entanto, novas pesquisas têm vindo a demonstrar que o coração é mais do que uma fantástica bomba de sangue e mais do que um romance ou um amor louco e apaixonado.
Ele está profundamente ligado às emoções e regula o funcionamento de todo o corpo através da sua ação no cérebro.
O Institute HeartMath tem vindo a apresentar resultados impressionantes nas suas investigações. Para além do campo eléctrico, que já é bastante superior ao do cérebro, existe o campo magnético (gerado pelos fantásticos ritmos cardíacos), já provado ser 4.000 a 5.000 vezes superior ao do cérebro. De acordo com os neurocientistas, o campo electromagnético do coração tem um alcance de vários metros, contudo arrisco-me a dizer que pode ir ainda mais longe. 

Por outro lado, existe no coração conjuntos de milhares de neurónios que fazem a ligação ao cérebro emocional, apresentando o coração como um poderoso órgão de transformação. Este envia informação ao sistema límbico do cérebro, dando uma pequena grande ajuda na gestão da vida e das experiências da pessoa. É chamada a inteligência do coração.

Chegamos assim a um único destino, ao Terceiro Ponto. Falo da Coerência Cardíaca, conceito e técnica desenvolvida no mesmo instituto. Consiste no equilíbrio entre o coração e o cérebro emocional. Este equilíbrio é a chave para vivermos a tal alegria interior.
Esta coerência entre o batimento cardíaco e as emoções proporciona naturalmente um bem-estar físico e mental. 
Já há inclusive estudos que comprovam que a coerência energética entre o coração e o cérebro desenvolve naturalmente mais inteligência e intuição.
Esta harmonia é a chave para vivermos as experiências com um bem estar pleno que para mais é contagiante. Marca tudo à sua volta! Não fosse este querido e amado órgão albergar a força e o poder de expandir, tal como acontece com o universo.

Continuamos a reclamar sobre um monte de coisas na nossa vida. Abraçamos a frustração, o ressentimento, a vitimização, quando na verdade a força está na compreensão, na gratidão e no amor.
Estas são áreas do coração, cuja força é indiscritível e inegável.
Somos seres em expansão. Somos um todo num todo.
Vamos lá expandir muita alegria.
Se um coração tem esta força toda, imaginem 7 biliões.




The emotional brain responds to an event more quickly than the thinking brain.
(Daniel Goleman)
 
You change your life by changing your heart.
(Max Lucado)
 
Wherever you go, go with all your heart.
(Confucius)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário